Como cultivar

Espacejamento

As tamareiras são palmeiras de grande porte e suas folhas podem chegar até 6 metros de comprimento. Desta forma se calcula que uma tamareira adulta, necessita de um espaço livre de 4 metros de raio quando chegar à idade. A recomendação é que grandes quantidades de tamareiras sejam planejadas para um espaçamento definitivo de 8 metros entre plantas.

Aproveitando melhor o espaço

Quem quiser ter uma maior quantidade de fêmeas entre suas plantas, deverá plantar algumas tamareiras a mais para depois de reconhecidos os sexos poder transplantar ou mudar de lugar algumas plantas. A tamareira suporta muito bem o transplante.

Caso a área seja num sítio ou quintal com pouco espaço pode ser interessante colocar as fêmeas dentro do terreno e os machos nas proximidades, numa praça próxima ou até na rua.

Preparação do solo

O solo para o plantio das tamareiras pode ser arenoso, humoso ou pouco argiloso. Ele deve ser bem arejado e nunca rochoso ou compactado. A drenagem do terreno deve ser boa pois ainda que a tamareira possa suportar breves alagamentos, a umidade em excesso pode favorecer o aparecimento de fungos.

Plantio

As mudas devem ser plantadas em covas previamente preparadas para receber as plantas. No momento de preencher as covas se recomenda a utilização de matéria orgânica e deve-se evitar a adição de adubo. Caso seja necessário adubar, isto deverá ser feito quando as plantas já estiverem bem enraizadas.